top of page
SITE-07.png
SITE-14.png
site__2-09.png

O ambiente de uma escola Waldorf caminha na contramão aos avanços tecnológicos, estimulando as crianças a brincarem livremente, valorizando a natureza e seus elementos, a aprenderem através de vivências artísticas, sendo o teatro, a música, a arte, a culinária, os contos de fadas, pilares importantes no sistema de aprendizagem, além de manter um ambiente aconchegante e amoroso entre professoras e amigos!

PINTURA EM AQUARELA
A pintura em aquarela é feita semanalmente a partir dos 4 anos, quando a criança inicia no jardim de infância. Este tipo de tinta é o mais adequada para as crianças. A aquarela usada é feita de pigmento natural, as tintas usadas são líquidas e a folha de canson é usada úmida. Este detalhe faz com que as cores ganhem um movimento, quase uma dança no papel, que é observada com atenção e enlevo pelas crianças. Usamos somente as cores primárias e como não há possibilidade de desenhar formas por causa da fluidez da tinta, a vivência é primordialmente da cor. A atividade de pintura em aquarela acaba por proporcionar às crianças a descoberta de inúmeras cores que surgem quando há o encontro das cores primárias e secundárias, despertando sua curiosidade e sua admiração pelas incríveis possibilidades de tons e um mundo de imaginação e fantasia.

MODELAGEM COM ARGILA
Modelar significa “dar forma”. Através desse trabalho, damos forma ao que vivemos em um mundo interior. Para trabalharmos com a argila, precisamos prepara-la e aquece-la primeiro em nossas mãos com o calor do nosso corpo. Esse momento trabalha a paciência e a persistência, fazendo aflorar o nosso querer. Assim, dobramos, esticamos e produzimos lindos trabalhos, que endurecem e mantém a sua forma até a hora de guardar o nosso material.

MÚSICA
A música permeia o nosso dia a dia. Cantamos para brincar, para arrumar, para lanchar... Para marcar o nosso tempo. A música faz o dia ser leve e animado, trazendo alegria em todos os momentos. Com a música, trazemos o ritmo, a harmonia e a beleza ao nosso entorno. Com ela, trabalhamos a fala, aprendemos novas palavras, vivenciamos o mundo e contamos histórias, aguçando a nossa memória para conhecer as melodias e letras.
Ao cantarmos junto com a criança, damos a ela a oportunidade de trazer a beleza da música para o mundo.

CONTOS DE FADAS
Contar histórias é uma forma muito antiga de educar, sendo esta uma atividade sempre presente em todos os anos em escolas Waldorf. As histórias a serem contadas são escolhidas de acordo com a idade, isto é, com o grau de desenvolvimento psíquico da criança, com o objetivo de harmonizar as energias internas do seu inconsciente com as vivências do dia a dia.

RODA RÍTMICA
É o momento que a professora traz músicas, versos e gestos com conteúdos primordiais. Os temas variam conforme as estações e as festas do ano. Essa atividade exercita a imitação, que é algo primordial para o aprendizado, ajuda a desenvolver a noção espacial e geografia corporal e exercita a linguagem.
 
BRINCAR FORA E BRINCAR DENTRO
Para a criança, o mundo é uma eterna surpresa, novidade e motivo de admiração. Na criança, observamos o movimento constante, um grande impulso em direção ao mundo e gera a ação, ou seja, a brincadeira. Ao brincar, a criança compreende o mundo e treina suas habilidades sociais, aprendendo através da experimentação seu próprio corpo, o meio ambiente e as relações sociais.
Um brincar sadio é um brincar livre, motivado pelo desejo de conhecer e experimentar, e através dele acontece o desenvolvimento físico, motor, social e psíquico.

ARRUMAÇÃO DO AMBIENTE
Toda a atividade, para desenvolver-se equilibradamente, exige um preparo, um início, um desenvolvimento e uma finaliza.ção. Esta última permitirá que outra atividade se desenvolva. A arrumação simboliza a finalização
do processo, e se não existe, todo o processo da atividade (seja o brincar, seja o desenho ou mesmo o lanche) não é compreendido como um todo. Ao arrumarmos, criamos um hábito de organização e completude, e não deixar pendências deixa a criança voltada para a sua próxima atividade, sem gerar ansiedade por não concluir o que passou.

TRABALHOS MANUAIS
O trabalho manual tem um importante papel no desenvolvimento da vontade. Através dele, a criança traz ao mundo o que vive dentro dela, organizando e aperfeiçoando. Assim, começa a perceber os inúmeros trabalhos que suas mãos são capazes de criar. “Olha que lindo o que eu fiz!”. O trabalho que a criança faz tem significado e utilidade no mundo, e isso a motiva assim como a imagem do trabalho pronto.
O uso das mãos coroa todo o sistema de movimentos, e nas manualidades, usamos movimentos sequenciais cuidadosamente planejados.

TIJOLINHO

🎶🎵Tem, tem, tem tijolinho,
Tem, tem para pintar,
Vem, vem, vem criançada,
Para mesinha sentar🎶🎵

 

O desenho é uma das atividades que acontece diariamente nas escolas Waldorf.

Além de terapêutico, estimula processos criativos, harmonizando a criança como um todo.
O material é de ótima qualidade, usamos o tijolinho feito com cera de abelha!
As folhas de papel, tem os cantos arredondados, oferecendo uma superfície apropriada para as crianças desenharem. 
Não contamos com a influência de imagens impressas, por isso, elas podem expressar livremente o que acontece de dentro para fora.

Para nós, todos os desenhos são documentos importantes!
Colocamos nome, data e arquivamos em pastas, e no final do ano letivo as famílias

levam para casa. 


Também, é através dos desenhos que podemos identificar a fase de desenvolvimento

que cada criança está.

SITE-05.png
SITE-18.png
SITE-11.png

Faça-nos uma visita!

RUA LUIS PEREIRA BARRETO, 201 MARIA IZABEL - MARÍLIA - SP

Clique aqui e fale conosco!

  • Facebook
  • Instagram

Somos federadas a Federação das

Escolas Waldorf do Brasil:

logo_central.png

©2023. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Site criado por: Alma Studio.

bottom of page